segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atravessando a Fronteira


O Universo DC em sua essencia surgiu no ano de 1938 quando o Homem de Aço (mais conhecido pelo nome de Homem Cueca-pra-fora-das-calças) apareceu pela primeira vez. De lá para cá, esse universo dos quadrinhos já teve várias interpretações (alguém lembra do Universo Tangente da década de 90?), realidades alternativas a dar com o pau, mas no meu pouco tempo de leitor de HQ nunca vi uma interpretação do Universo DC tão interessante quanto DC: A Nova Fronteira.

Para os que não conhecem a obra um resumo rápido:A paranóia criada pela Guerra Fria transformou os super-heróis de combatentes pela justiça em párias da sociedade. Pressionados pelo governo americano a revelar suas identidades, muitos deles abandonaram suas carreiras. Mas ícones como Superman, Batman e Mulher-Maravilha continuaram, cada um de acordo com seus ideais, suas lutas por liberdade e justiça enquanto o mundo se dirigia a um futuro incerto! Ela revisita a Era de Prata dos quadrinhos e presta homenagem aos heróis pioneiros que prepararam terreno para o surgimento de uma nova geração de personagens que mantém seu legado até os dias de hoje!

É um Universo DC mais coerente, com uma cronologia crivel e realista. Nada de heróis em um limbo de décadas, de crises infinitas, zero horas ou sagas silencios, o maior vilão no primeiro número da revista é o governo e seu controle totalitarista tão comum nos dias de hoje. São os heróis tendo que conviver com seus idéais e a consequência de seguí-los (Superman, Mulher-Maravilha, Batman), além de dar um espaço consideravel a um personagem que particularmente adoro: John Jones, o caçador de Marte, e um Flash bem interessante de se ver.

Mas, talvez para nós fãs do Universo da National Comics, o bom mesmo seja ver o Sargento Flag, O Esquadrão Suicida, A Ilha Monstro, todos sendo respeitados e bem trabalhados, principalmente para mim que conheço pouco os personagens. A Nova Fronteira já ganhou os prêmios Eisner, Shuster e Harvey e com direito, pois na minha humilde opinião é umas das melhores histórias em muitos anos. Fantasia heroística, com o pé na realidade e aventuresca ,da melhor qualidade.

Nenhum comentário: